Seminário de Tecnologia em Software Livre TcheLinux Caxias do Sul

Este é o Seminário de Tecnologia em Software Livre TcheLinux que ocorrerá na cidade de Caxias do Sul.

Nós do grupo, em parceria com a FTEC Caxias do Sul, temos o prazer de convidar a comunidade, independente do nível de conhecimento e experiência com a tecnologia, software livre e e áreas afins, para participarem do seminário.

Local e data do evento

Participe

Com o objetivo de estimular a caridade e a boa vontade, o TcheLinux tradicionalmente não cobra um valor monetário para admissão em seus eventos, mas sim pede que cada participante doe 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão recolhidos no ato do credenciamento e doados a uma instituição local a ser definida. Ainda assim, para efeito de contabilização e preparação das salas, e dado o número limitado de vagas, pedimos que garanta sua participação fazendo o seu cadastro.

Como se inscrever

As inscrições pelo site estão encerradas. Mas você ainda poderá participar do evento inscrevendo-se na hora, no balcão de credenciamento. A inscrição é gratuita. Sugerimos a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues no momento do credenciamento, no dia do evento.

Programação


Sala 1 Sala 2
8h Início do credenciamento
9h às 9:50h Introducão a Web Applications Firewalls A linguagem de programação chamada Python
10h às 10:50h ownCloud.org - Uma alternativa em FOSS para Cloud data storage system As falhas de segurança dos programadores que não estão nos códigos
11h às 11:50h Bacula como ferramenta de Backup Edição Audiovisual em Software Livre

Intervalo para almoço
13h às 13:50h Projeto Open Build Service : Empacotamento de software fácil para qualquer plataforma SSH, Nmap, Tar e Vim - Coisas que você não sabe (ou sabe) sobre esses comandos
14h às 14:50h Ciclo de Vida nas Nuvens com Open Source Modelos de Negócio em Open Source - Tendências de Mercado e Visão de Futuro
15h às 15:50h Descobrindo o Nginx - Um servidor web de alta performance Workshop de Android: Do nada à um Jogo da Velha
16h Encerramento

Introducão a Web Applications Firewalls

Essa apresentação irá introduzir o uso Firewalls de Apilcação Web, motivações e questões teóricas e práticas de sua utilização. Será abordado o WAF ModSecurity, utilizado em conjunto com a Core Rule Set da OWASP.

Palestrante: Jeronimo Zucco
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul e Pós-Graduado em Gerência e Segurança de Redes de Computadores também pela UCS. Certificado CISSP (Certified Information Systems Secure Profissional), membro do projeto OWASP (Open Web Application Security Project) desde 2010. Possui experiência com sistema operacional Linux desde 1998, administrador de sistemas Unix desde 1994. Envolvido com a área de segurança de sistemas desde 2000, de firewalls até hardening de sistemas e serviços de rede, configuração de servidores web e resposta à incidentes de segurança. Atualmente trabalha na administração, monitoramento e segurança de servidores e sistemas na Universidade de Caxias do Sul, além de ser pesquisador independente na área de segurança e lecionar cursos relacionados a área para diversas empresas no Brasil. Já palestrou em diversos eventos sobre o tema segurança de sistemas: You Shot The Sheriff, FISL, Tchelinux, Python Brasil, ABIN, PoaSec, GTS e OWASP.

A linguagem de programação chamada Python

Visão geral sobre a liguagem, principais características, sintaxe, exemplos de condicionais, listas, listas iteráveis, objetos.
O porque que o python “vem com pilhas”, algumas funcionalidades default da linguagem (módulos de sockets, urllib,…).

Palestrante: Joelmir Tarso Ribacki
Cursando o 10º semestre de ciência da computação.
A mais de dois anos trabalhando como programador. Experiência em linguagem ORACLE (PLSQL) e .NET, conhecimentos em JAVA, C/C++, Android e Python.

ownCloud.org - Uma alternativa em FOSS para Cloud data storage system

ownCloud é a primeira solução FOSS e mais onipresente para executar no servidor ou no computador do usuário ou em um servidor interno da empresa - dando ao usuário os benefícios da computação em nuvem e controle dos dados. ownCloud integra com aplicações de desktop de modo que as características da nuvem fiquem disponíveis ao usuário, combinados com a segurança e a estrutura de custos em servidores de arquivos caseiros.
ownCloud é um projeto de código aberto muito ativo, que foi fundada em 2010 e tem visto um crescimento enorme desde então. As principais características são a sincronização e compartilhamento de arquivos, criptografia, calendário e sincronização de contatos, media player, galeria de fotos e muito mais.
Esta palestra dará aos participantes uma visão geral deste mercado, um rápido tutorial sobre como se instalar e usar o ownCloud dentro de suas organizações ou em casa, bem como um debate público orientado sobre os planos atuais e futuros para o projeto.

Palestrante: Domingos Teruel
Tecnólogo em Gestão de TI, especialista em interfaces de sistemas, atuando no desenvolvimento e implementação de sistemas web com software livre. Membro ativo das comunidades locais de KDE, PHP, Zend Framework e openSUSE.

As falhas de segurança dos programadores que não estão nos códigos

Hoje a qualidade dos códigos dos programadores tem evoluído bastante, mas um programa seguro não é apenas os códigos, existem muitos fatores que os desenvolvedores precisam se preocupar que estão além dos editores de códigos que afetam a qualidade e a segurança do projeto. Vamos ver alguns exemplos e conversar em como pensar além dos códigos!

Palestrante: Guilherme Mar
Entusiasta software livre. Atualmente trabalhando para o Terra Networks Brasil como analista desenvolvedor da equipe de socialmedia. desenvolvimento Web tanto front quanto backend. Conhecimentos em PHP, JavaScript, CSS, HTML, e um pouco outras linguagens e tecnologias. Apreciador de desenvolvimento com códigos seguros e com interface amigável ao usuário!

Bacula como ferramenta de Backup

Tem a finalidade de apresentar a ferramenta de backup Open-Source mais usada , onde vamos mostrar o que é , como funciona suas caracteristicas.

Palestrante: Daniel Lara Souza
Daniel Lara é administrador de sistemas e redes GNU/Linux , trabalhou com infraestrutura na empresa RedeHost, trabalhou na empresa Office Tecnologia com Gerenciamento de Backups com experiência em administração de redes. Atualmente trabalha como Consultor em TI. É acadêmico na área de tecnologia de redes e usuário GNU/Linux. Voluntário no Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Sul, o Tchelinux. Há pouco tempo entrou para o Time de Moderadores do Viva o Linux.

Edição Audiovisual em Software Livre

É possível editarmos vídeos profissionais com Software Livre? Kdenlive, Cinelerra, Openshot, Kino, Avidemux, algum deles pode romper o paradigma que diz ser impossível produzir audiovisual de qualidade no Linux? A proposta geral da palestra é elucidar alguns pontos positivos e negativos a respeito do audiovisual no Linux.

Palestrante: Breno Dallas
Produtor Cultural do ManiFestaSol Coletivo, e colaborador da rede Fora do Eixo, atuo nas áreas de articulação e mídia livre, realizando produções integradas de cobertura colaborativa em eventos culturais nas cidades de Caxias do Sul, Porto Alegre e região. Recentemente estive na Rio+20 produzindo vídeos para o site percursodacultura.org.
Academicamente, tenho formação em Licenciatura Plena em Filosofia pela UCS.

Projeto Open Build Service : Empacotamento de software fácil para qualquer plataforma

Um dos desafios para desenvolvedores de software é a necessidade de compilar os programas para rodar em várias plataformas Linux. Normalmente, isso significa que você precisa ter cada uma das distribuições (em várias versões!) que deseja para apoiar e construir pacotes binários para cada plataforma - um processo trabalhoso. Enquanto os padrões como o Linux Standards Base devem atenuar a situação, normalmente você ainda esbarra em muitas outras questões. Agora há uma solução: o Open Build Service ou OBS. OBS é uma plataforma de servidor livre para a criação de pacotes completos e distribuições Linux tanto web quanto em uma interface de linha de comando. Em build.opensuse.org oferece suporta a 21 plataformas e 6 arquiteturas, bem como live cd, as imagens de nuvens e as imagens de instalação automática. OBS puxa código diretamente do GIT, SVN, CVS etc, e tem características como colaboração com com direitos de acesso, apresentar pedidos, etc Esta sessão irá demonstrar OBS e suas funcionalidades.

Palestrante: Domingos Teruel
Tecnólogo em Gestão de TI, especialista em interfaces de sistemas, atuando no desenvolvimento e implementação de sistemas web com software livre. Membro ativo das comunidades locais de KDE, PHP, Zend Framework e openSUSE.

SSH, Nmap, Tar e Vim - Coisas que você não sabe (ou sabe) sobre esses comandos

SSH - Nmap - Tar - Vim. Qualquer profissional que trabalha com Linux vai se deparar com um desses comandos em algum momento da sua vida, outros estão fadados a utilizar esses comandos diariamente até que a morte os liberte.
Serão apresentadas algumas opções desconhecidas por parte dos usuários Linux, mostrando um leque de novas utilidades para essas ferramentas.

Palestrante: Carlos Alberto Parisotto
Nascido em 1991, ano glorioso para os fãs de Linux. Trabalha há 4 anos com Linux (não o suficiente para ser um guru, mas o bastante pra se entender com o terminal). Analista de suporte na Vendabem Informática. Tecnólogo em Redes de Computadores pela Ftec de Caxias do Sul. LPIC-1.

Ciclo de Vida nas Nuvens com Open Source

Os projetos open source Katello e Aeolus quando combinados, tornam-se uma poderosa ferramenta para gerenciamento do ciclo de vida de sistemas em provedores heterogêneos de Cloud.
Somando-se a visão geral, iremos demonstrar a utilização das ferramentas.

Palestrante: Marcelo Moreira de Mello
Marcelo Moreira de Mello nasceu em São Paulo, Brasil mas cresceu em Passo Fundo/Porto Alegre no Rio Grande do Sul – Brasil. Hoje em dia ele mora em São Paulo Porto Alegre.
Atualmente ele ocupa o cargo de Senior Software Maintenance Engineer na Red Hat Inc, mas trabalhou por vários anos como Instrutor e Consultor Senior na mesma empresa. Marcelo possui algumas certificações como RHCI, RHCX, RHCE, RHCDS, RHCVA, RHCSS, RHCA. Marcelo também participa do Projeto Fedora Brasil.

Modelos de Negócio em Open Source - Tendências de Mercado e Visão de Futuro

O autor desta palestra é o Sr. Cezar Taurion, evangelista de software da IBM e blogueiro bastante conhecido na comunidade Open Source. Pretendo fazer esta palestra, feita por ele próprio durante a FISL13, que é um resumo de seu blog (https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/ctaurion/?lang=en). Segue o resumo da palestra, escrito pelo próprio Taurion: “Entendo que os modelos Open Source e Proprietários não sejam exclusivos e antagônicos. Existe espaço para ambos o modelos e acredito que muitas vezes mix destes modelos serão adotados pelo mercado. A razão é simples: existem conhecimentos específicos em um software (lembrem-se, software é conhecimento!) pelos quais o mercado reconhece valor e está disposto a pagar por este conhecimento. Estes são os softwares que serão comercializados, seja por licença seja como Software-as-a-Service. Agora, softwares que estão em fase de comoditização e com excesso de desempenho (funções muito acima das necessidades do mercado), não são mais reconhecidos como valor agregado pelo mercado, que busca então alternativas mais baratas como as opções Open Source. Estes softwares, sim, serão canibalizados pelo modelo Open Source.”

Palestrante: Antonio Carlos Canova
Com 22 anos de IBM, há 12 anos na região Sul, sou Executivo responsável por apoiar a expansão geográfica da IBM, desenvolvendo novos negócios e o ecossistema IBM através do relacionamento com Academia, Governo, Instituições e Entidades associativas com influência no mercado local. Procuro levar ao mercado o conhecimento da IBM e suas estratégias como por exemplo: Planeta Inteligente, Cidades Inteligentes, BAO, entre outras.

Descobrindo o Nginx - Um servidor web de alta performance

O Nginx é um servidor web de alta performance, com baixo footprint de memória e ótima escalabilidade, utilizado em sites como Netflix, Wordpress.com, GitHub e Heroku. Esta apresentação pretende mostrar quem é o Nginx e quais benefícios que ele nos trazer.

Palestrante: Gustavo Ciello
Trabalha com TI há 10 anos e mora atualmente em Porto Alegre. Natural de Veranópolis, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FTEC de Bento Gonçalves. Desenvolve para qualquer coisa que seja programável (ou não) e bebe qualquer cerveja que seja bebível (ou não).

Workshop de Android: Do nada à um Jogo da Velha

Neste workshop, os acadêmicos demostrarão sobre Android desde teoria da Linguagem OO até a aplicação completa de um jogo da Velha, passando por tópicos como a Preparação do Ambiente, NetBeans X Eclipse, plugins, XML, o Android (história, versões, licenças, bibliotecas, dependências) e “talk is cheap, show me the code” (mostrar o código, do zero até a execução, além do link do fonte GPL e .apk)

Palestrante: Djonatan Roque Moreira Lopes
Bacharelando em Ciência da Computação na URI Santiago, atualmente no IV Semestre. É integrante do grupo de Estudos de Aplicações Móveis da mesma instituição e Otaku assíduo.
Palestrante: Fagner de Souza Bueno
Bacharelando em Ciência da Computação na URI Santiago, atualmente no VI Semestre. É integrante do grupo de Estudos de Aplicações Móveis da mesma instituição.
Palestrante: Lucas Gelhen Rigon
Bacharelando em Ciência da Computação na URI Santiago, atualmente no IV Semestre. É integrante do grupo de Estudos de Aplicações Móveis da mesma instituição, viciado em Dead Island e games com o tema de zumbis em primeira pessoa :)
Palestrante: Fhabiana Thieli dos Santos Machado
Bacharelando em Ciência da Computação na URI Santiago, atualmente no VIII Semestre. Tem artigo publicado no I SABTIC realizado em Rosário na Argentina, no STIN realizado neste ano em Três de Maio e participação em projetos de pesquisa na universidade.
Palestrante: Vitor Szymanski Machado
Bacharelando em Ciência da Computação na URI Santiago, atualmente no IV Semestre. É um estudante a procura de oportunidades para crescimento profissional e Hunter level 85 Wow

Caxias do Sul

max122243708310_caminhos_da_colonia_a_gastronomia_italiana_acervo_da_smtur_de_caxias_do_sul.jpg Localizada no coração da Serra Gaúcha, a 130 Km de Porto Alegre, Caxias do Sul, a segunda cidade mais importante do estado, guarda na memória a herança cultural e costumes deixados por seus colonizadores inserindo este legado no ambiente tradicionalista gaúcho.

Caxias do Sul é hoje, o pólo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico; dando a esta terra uma dimensão ainda maior, razão essa que Caxias do Sul é a Capital da Montanha, a Pérola das Colônias, a Colméia do Trabalho é, por si só, o pólo centralizador da marca italiana no sul do Brasil.

Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho. Aconteceram a miscigenação e a aculturação. Cantos e linguagem, hábitos e tradições se aproximaram. Ao lado do lastro cultural itálico, convive a bela tradição gaúcha. O churrasco e o vinho, a polenta, o galeto, as macarronadas, ao som de belas letras trazidas da longínqua Itália e de outras já produzidas na terra de cá dão matizes, sonorização e sabores especiais à culinária típica desta Metrópole. É a fartura do Sul aliada ao sabor especial do tempero italiano.

É, através da Uva e do Vinho, que Caxias se notabilizou, sendo o berço do turismo do Estado quando, em 1931, lançava a maior festa do sul: a Festa da Uva. Vinhos, uvas, frio e neve, aliados ao clima europeu destas montanhas, com muita gente bonita, comida farta, hospitalidade e muitos atrativos reiteram o convite: Venha e comprove. Tome conosco um gostoso vinho e se delicie com as mais saborosas uvas.

Onde comer

Bares e casas noturnas

Onde se hospedar

caxiasvale.jpg

Ibis

  • Endereço: Rua João Nichelle, 2335 Sanvitto II
  • Telefone: (54) 3209-5555

InterCity Premium Hotel

  • Endereço: Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 Bairro Desvio Rizzo
  • Telefone: (54) 3026-1000

Itália Hotel

  • Endereço: Avenida Julio de Castilhos, 3076 Bairro São Pelegrino
  • Telefone: (54) 3225-1177

Bela Vista Parque Hotel

  • Endereço: Avenida Rio Branco, 1965 Vila de Ana Rech
  • Telefone: (54) 3283-1177

Excelsior Hotel

  • Endereço: Rua Sinimbu, 2421
  • Telefone: (54) 3223-8366

Bergson Executive Flat

  • Endereço: Rua Os 18 do Forte,1818
  • Telefone: (54) 3214-1122

Blue Tree Towers

  • Endereço: Rua Pinheiro Machado, 2867 São Pelegrino
  • Telefone: (54) 3224-9000

Mabu Personal Royal Hotel

  • Endereço: Rua Garibaldi, 153 Pio X
  • Telefone: (54) 3289-2000

Cosmos Hotel

  • Endereço: Rua 20 de Setembro, 1563
  • Telefone: (54) 2101-7777

Volpiano Hotel

  • Rua Ernesto Alves, 1462
  • Telefone: (54) 3223-0011

Norton Express

  • Endereço: Rua Ernesto Alves, 2083 Centro
  • Telefone: (54) 3028-3456

City Hotel

  • Endereço: Rua Borges de Medeiros, 777 Centro
  • Telefone: (54) 2101-7979

Alfred Hotel

  • Endereço: Rua Sinimbu, 2266
  • Telefone: (54) 3209-8600

Bandeira Hotel

  • Endereço: Rua Sinimbu, 2435
  • Telefone: (54) 3221-1657

Divulgue