Seminário de Tecnologia em Software Livre TcheLinux Caxias do Sul 2013

Este é o Seminário de Tecnologia em Software Livre TcheLinux que ocorrerá na cidade de Caxias do Sul.

Nós do grupo, em parceria com a FTEC Caxias do Sul, temos o prazer de convidar a comunidade, independente do nível de conhecimento e experiência com a tecnologia, software livre e áreas afins, para participarem do seminário.

Resultados

Números

Pré-Inscritos: 172
Participantes: 86 (contando apenas inscritos)
Alimentos arrecadados: 160 Kgs (média em relação a inscritos), entregues a Mesa Brasil (SESC).

Agradecimentos

Aos organizadores e demais voluntários Luciano Camargo Cruz, Matheus Pereira, Jeronimo Zucco, Amador Pahim e Mauricio S. de Barros (FTEC).
Aos palestrantes
Aos Apoiadores/ Patrocinadores
Aos participantes

Local e data do evento

  • Local: FTEC Caxias do Sul - Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107 - Cinquentenário
  • Data: 31 de Agosto de 2013 (sábado)
  • Horário: 9:00 Horas
  • Site e telefone da instituição: http://www.ftec.com.br/ - (54) 3027-1300


Ver mapa maior

Inscrições

Com o objetivo de estimular a caridade e a boa vontade, o TcheLinux tradicionalmente não cobra um valor monetário para admissão em seus eventos, mas sim pede que cada participante doe 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão recolhidos no ato do credenciamento e doados ao programa Mesa Brasil (SESC). Ainda assim, para efeito de contabilização e preparação das salas, e dado o número limitado de vagas, pedimos que garanta sua participação fazendo o seu cadastro.

Sim AlimentoNão Dinheiro

Como se inscrever

As inscrições podem ser realizadas aqui . Não esqueça de levar 2 kg de alimentos não perecíveis.

Chamada para palestrantes

Chamada para palestrantes Chamada encerrada em 12/08/2013.

Programação

Palestras


Desenvolvendo plugins para o Nagios com Shell Script
Uma das melhores ferramentas de monitoração na atualidade, o Nagios apresenta como uma das principais características a facilidade de integrar com diversos plugins. Serão apresentados alguns exemplos de shell scripts desenvolvidos para o Nagios, mostrando o funcionamento e detalhando como fazer para um script integrar com essa ferramenta, independente da linguagem, e, acima de tudo, mostrar como programação e administração de sistema podem trabalhar juntos.
Palestrante: Carlos Alberto Parisotto
Nascido em 1991, trabalha há 5 anos com Linux (com o conhecimento em algum ponto entre noobie e guru). Analista de suporte na Vendabem Informática. Tecnólogo em Redes de Computadores pela Ftec de Caxias do Sul. LPIC-1 e palestrando pela terceira vez no Tchelinux.




Realidade Aumentada no Android: Um guia para desenvolver sua primeira aplicação
Explorar os conceitos envolvendo Realidade Virtual, Realidade Aumentada, dispositivos móveis e Android. Descrever os passos necessários para o desenvolvimento de uma aplicação de RA em Android, listando as ferramentas de desenvolvimento, APIs existentes e as melhores técnicas envolvendo o desenvolvimento de aplicações gráficas para Android. Demonstração de uma aplicação em funcionamento diretamente em um dispositivo.
Palestrante: Eduardo Picetti Torezan
Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul em 2013, desenvolve sistemas profissionalmente desde 2004. Passou por diversas experiências profissionais envolvendo ferramentas Open Source e proprietárias. Atualmente exerce atividades paralelas com o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada para dispositivos móveis e sistemas customizados para várias plataformas.




Por que desenvolver orientado a testes?
Nesta palestra será apresentado alguns conceitos de desenvolvimento orientado a testes, prós e contras desta técnica e exemplos utilizando python e ruby. Apresentação de Test Driven Development, descrição, prós e contras, exemplos usando Python/Django e Ruby/Rails, o que testar?, como testar?, mocks, refactoring de SW com/sem TDD e manutenção de SW com/sem TDD.
Palestrante: Guilherme Kuhn
Experiência Profissional - Abril de 2010 – Maio de 2012
Universidade de Caxias do Sul Cargo: Web developer Funções: Desenvolver aplicativos para web com Javascript, CSS, HTML e PYTHON on DJANGO com TDD
Junho de 2012 – Fevereiro de 2013 - ( Axys ) Cargo: Web developer Funções: Desenvolver aplicativos para web com Javascript, CSS, HTML, PYTHON on DJANGO e PHP
Fevereiro de 2013 – atual - ( Pull4up – Tecnologia e Educação ) Cargo: Web developer Funções: Desenvolver aplicativos para a web com RUBY on RAILS, Javascript, CSS, HTML, PYTHON on DJANGO, TDD e AMAZON Webservices. Utiliza metodologia de Gestão de Projetos PMI, CMMI com método ágil SCRUM.
Formação Acadêmica 2009 – 2013 - Superior em conclusão: Último Semestre, Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul.




Consumindo e produzindo jogos digitais em Linux
Dividida em duas partes, a palestra visa mostrar, num primeiro momento, as possibilidades de se jogar bons jogos em sistemas linux - emuladores, games nativos, Steam, Humble Bundle, jogos online etc.
Na segunda parte, pretende-se mostrar brevemente algumas tecnologias que possibilitem o desenvolvimento de jogos em linux, dando ênfase a software livre. Dentro das restrições de tempo da palestra, a ideia é que os participantes vejam brevemente alguns conceitos comuns de desenvolvimento de jogos, podendo ter autonomia para direcionar sua pesquisa posterior por uma ferramenta que mais se adeque às suas necessidades.
Palestrante:Felipi Medeiros Macedo
Bacharel em Tecnologias Digitais pela Universidade de Caxias do Sul, já trabalhou com advergames na empresa Fábrica do Design, e atualmente trabalha com pesquisa e desenvolvimento de habitats digitais para educação permanente à distância no Instituto Communitas para o Desenvolvimento Humano e Tecnológico.




bash e gnu/linux
Uma demonstração prática de como as ferramentas gnu em um sistema operacional linux podem ser utilizadas em tarefas comuns do dia a dia do programador/administrador de sistemas.
Palestrante:Bruno Barcarol Guimarães
Estudante de ciência da computação. Já trabalhei como bolsista em dois projetos de pesquisa na Universidade de Caxias do Sul, onde trabalho atualmente como programador.




HTML5 na prática
Breve descrição e demonstração das vantagens e novas funcionalidades do HTML 5, incluindo Forms, Canvas e CSS 3. Será uma palestra básica explicando o que é o HTML 5, qual a diferença e vantagens do seu uso em relação aos outros padrões e uma breve demonstração das novidades que veem com ele passando por demonstrações das novas vantagens dos forms, da api para Canvas e falando um pouco também sobre as facilidades do CSS3.
Palestrante: Alan Velasques Santos
Alan Velasques Santos - Desenvolvedor PHP há mais de 5 anos, a dois utilizando CodeIgniter, no momento se especializando em desenvolvimento para iOS. Atualmente é bolsista de mestrado em Computação na UFRGS.




git init
Devido a todo tipo de problema que pode ocorrer no desenvolvimento de um software, profissionais de TI, em especial programadores, devem conhecer e saber utilizar ferramentas de controle de versão. Git é um sistema de controle de versão distribuído, de código aberto, voltado à atender todo tipo de necessidade, desde pequenos a grandes projetos, de forma rápida e eficiente. O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de controle de versão, ensinando comandos básicos para a utilização da ferramenta git juntamente com repositórios online (github e bitbucket).
A apresentação será organizada em duas etapas:
A primeira é um rápido histórico sobre controle de versão e git.
A segunda é a utilização do git e de repositórios, no linux, de forma interativa.
Palestrante: Matheus Pereira
Matheus Pereira, cursando o último semestre de Ciência da Computação na Universidade de Caxias do Sul. Programador que se aventura por linguagens como C e Python e que há um ano e meio está trabalhando com Python/Zope/Plone, participando de pesquisa e desenvolvimento de habitats digitais para educação permanente à distância no Instituto Communitas para o Desenvolvimento Humano e Tecnológico.




Design e Audiovisual em Tecnologias Livres
A palestra visa explanar as variadas ferramentas livres para o desenvolvimento de trabalhos profissionais na área do design e do audiovisual. Produções realizadas nos programas Gimp, Inkscape e Kdenlive serão abertas e revisitadas, para que se possa visualizar de forma prática suas funções e possibilidades gerais dentro de seu contexto de produção.
Palestrante: Breno Dallas
É produtor cultural e audiovisual, e atualmente trabalha com a disseminação do software livre nos Pontos de Cultura de Caxias do Sul, através do Núcleo Audiovisual TME. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, também é produtor de eventos de formação na área da música e do audiovisual, junto ao ManiFestaSol Coletivo e à De Guerrilha Produções.




Empreendendo com Python
Atualmente, a linguagem de programação Python está entre as 10 linguagens mais utilizadas no desenvolvimento de software. Escolhida pelo Linux Jornal como a melhor linguagem de programação nos últimos anos e figurando na TIOBE Programming Community Index entre as 10 linguagens mais utilizadas, Python vem sendo frequentemente definida como uma plataforma de desenvolvimento, tamanha a sua multiplicidade de aplicações. Python já é considerada uma das melhores linguagens para se iniciar na programação, muitas universidades americanas, e mais recentemente algumas brasileiras, tem adotado Python como primeira linguagem, impulsionando um crescimento sustentável da quantidade de programadores que a conhecem e usam. A sintaxe simples e limpa do Python torna-a fácil de compreender e trabalhar, sendo ideal para ciclos de desenvolvimento rápido exigidos nos dias atuais. Muitas estimativas sugerem que é 5 a 10 vezes mais rápido desenvolver uma aplicação em Python do que em Java, e a diferença é ainda maior quando comparado com C / C++. Programadores se sentem mais produtivos trabalhando com Python e usá-la para prototipagem rápida lhes permite avançar da fase de protótipo, sem perder o trabalho inicial de análise e projeto. Atualmente, as organizações vem sendo desafiadas a fazer mais com menos. Usar Python pode beneficiar estas organizações com um método de baixo custo para aumentar a produtividade do desenvolvimento, ao mesmo tempo que se contruibui para a evolução das aplicações em software-livre e a evolução da linguagem de forma colaborativa. Esta palestra procura dar um panorama do uso de Python por empreendedores da Tecnologia da Informação e Comunicação, ao mesmo tempo que apresenta as várias possibilidades de trabalho, produção, inovação e aprendizagem apresentadas pelo paradigma dinâmico da linguagem Python.
Palestrante:João Luís Tavares da Silva
Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNISINOS, mestre em Ciência da Computação pela PUCRS, doutor em Mathematique et Informatique pela Universite de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier - França) e pós-doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Pesquisador na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial Distribuída, atualmente é diretor no Instituto Communitas para o desenvolvimento humano e tecnológico que trabalha no desenvolvimento de plataformas virtuais para Educação baseadas em Comunidades de Prática.




Blender: O Básico da Modelagem 3D
O objetivo é apresentar o Blender, uma ferramenta para modelagem e animação 3D, de uma forma dinâmica, demonstrando o básico da modelagem 3D, armatures (para poses e animação) e alguns efeitos e regulagens de cor para o render.
Palestrante:Fernando Castilhos Melo
Designer 3D freelancer e estudante de Ciências da Computação da Universidade de Caxias do Sul com TCC baseado em utilizar o Kinect como ferramenta para auxiliar em uma animação 3D com Blender.




Programação visual e possibilidades musicais com Puredata
Apresentação e discussão sobre possibilidades musicais utilizando o ambiente de programação visual Puredata. Nesta palestra, ainda pretendo realizar uma breve introdução ao Puredata, e através de patchs, discutir algumas possibilidades de composição e performance musical utilizando computadores e periféricos como wii-mote, guitar-hero, Reactable e controles USB.
Palestrante: Guilherme Santin
Estudante de Licenciatura em Música e graduado como Bacharel em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, Guilherme Santin hoje atua em diversos âmbitos culturais pelo Manifestasol Coletivo. Apresentou seu projeto de música eletrônica experimental no Festival Brasileiro de Música de Rua em Caxias do Sul, e recentemente iniciou seu trabalho na área do audiovisual, fazendo a captação de áudio dos filmes “Proibido Falar Italiano” e “Filme Surdo”, também realizou a sonoplastia do curta “Três Quartos e um Terço”.




Python/Zope/Plone[NOW]
Apresentar uma visão geral da linguagem Python e do Zope/Plone, tendo como principal objetivo mostrar o gerenciador de conteúdo Plone, administração e gerenciamento.
Palestrante: Luciano Camargo Cruz
Atua no desenvolvimento de software WEB, administração de portais Python/Zope/Plone, configurações de servidores e suporte para desenvolvedores em projetos na HaDi.Com/Instituto Communitas. Membro da Associação Python Brasil (APyB) e Plone Foundation.




Automatização de tarefas na web com python/django
Automatização de tarefas na web com python/django: exemplos práticos de projetos existentes utilizados na tentativa de facilitar o dia-a-dia das pessoas. Apresentação da idéia e da estrutura do projeto alfa que acabou na criação do site rastreioautomatico.com.br. Apresentação da idéia de outro projeto alfa(ainda sem nome), com o intuito de buscar preços de produtos em websites das lojas de venda on-line. Demonstração de algumas bibliotecas python para facilitar o acesso http/https, e a manipulação dos retornos dos mesmos(HTML), ao acessar alguns serviços da web, que foram originalmente criados para browsers.
Palestrante: Eduardo Erlo
Trabalhou durante dois anos com Oracle. Fã de python há pelo menos 5 anos, com 3 anos de experiência profissional em Django. Atualmente trabalha no Núcleo de Processamento de Dados da Universidade de Caxias do Sul, com Python e Django.




Introdução ao SQLAlchemy
Introdução ao SQLAlchemy, um ORM (Object Relational Mapper) e SQL Toolkit desenvolvido em Python. Esta biblioteca possui integração com os bancos relacionais mais utilizados, como PostgreSQL, MySQL, entre outros. Na palestra será apresentada a ferramenta e demonstrados alguns exemplos práticos de uso da mesma.
Palestrante: João Toss Molon
Graduando de Ciência da Computação na Universidade de Caxias do Sul.
Desenvolvedor Python/Zope/Plone na HaDi.Com/Instituto Communitas




Técnicas para ser um melhor sysadmin
Com base em documentações, bibliografias e experiência própria, essa palestra propõe novas ideias e técnicas destinadas a administradores de sistemas, com o objetivo de trazer melhorias ao cotidiano dos profissionais dessa área.
Palestrante: Carlos Alberto Parisotto
Formado em Redes de Computadores, pela FTEC, atua há 5 anos na área de informática, sempre utilizando Linux. Possui certificação LPIC-1, é analista de suporte na Vendabem Informática e está no Tchelinux como palestrante pelo terceiro ano.




OWASP Top 10 2013
O OWASP Top 10 é um projeto desenvolvido pela OWASP com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre os 10 maiores riscos de segurança que as aplicações web estão suscetíveis. Nesta palestra apresentaremos a metodologia usada para classificar tais riscos, os detalhes relativos aos 10 maiores riscos do documento Top 10 OWASP de 2013, suas vulnerabilidades e os respectivos controles para dificultar a sua exploração.
Palestrante: Jeronimo Zucco
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul e Pós-Graduado em Gerência e Segurança de Redes de Computadores também pela UCS. Certificado CISSP (Certified Information Systems Secure Profissional), membro do projeto OWASP (Open Web Application Security Project) desde 2010. Já palestrou em diversos eventos sobre o tema segurança de sistemas: You Shot The Sheriff, FISL, Tchelinux, Python Brasil, ABIN, PoaSec, GTS e OWASP.


Caxias do Sul

max122243708310_caminhos_da_colonia_a_gastronomia_italiana_acervo_da_smtur_de_caxias_do_sul.jpg Localizada no coração da Serra Gaúcha, a 130 Km de Porto Alegre, Caxias do Sul, a segunda cidade mais importante do estado, guarda na memória a herança cultural e costumes deixados por seus colonizadores inserindo este legado no ambiente tradicionalista gaúcho.

Caxias do Sul é hoje, o pólo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico; dando a esta terra uma dimensão ainda maior, razão essa que Caxias do Sul é a Capital da Montanha, a Pérola das Colônias, a Colméia do Trabalho é, por si só, o pólo centralizador da marca italiana no sul do Brasil.

Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho. Aconteceram a miscigenação e a aculturação. Cantos e linguagem, hábitos e tradições se aproximaram. Ao lado do lastro cultural itálico, convive a bela tradição gaúcha. O churrasco e o vinho, a polenta, o galeto, as macarronadas, ao som de belas letras trazidas da longínqua Itália e de outras já produzidas na terra de cá dão matizes, sonorização e sabores especiais à culinária típica desta Metrópole. É a fartura do Sul aliada ao sabor especial do tempero italiano.

É, através da Uva e do Vinho, que Caxias se notabilizou, sendo o berço do turismo do Estado quando, em 1931, lançava a maior festa do sul: a Festa da Uva. Vinhos, uvas, frio e neve, aliados ao clima europeu destas montanhas, com muita gente bonita, comida farta, hospitalidade e muitos atrativos reiteram o convite: Venha e comprove. Tome conosco um gostoso vinho e se delicie com as mais saborosas uvas.

Onde comer

Bares e casas noturnas

Onde se hospedar

caxiasvale.jpg

Ibis

  • Endereço: Rua João Nichelle, 2335 Sanvitto II
  • Telefone: (54) 3209-5555

InterCity Premium Hotel

  • Endereço: Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 Bairro Desvio Rizzo
  • Telefone: (54) 3026-1000

Itália Hotel

  • Endereço: Avenida Julio de Castilhos, 3076 Bairro São Pelegrino
  • Telefone: (54) 3225-1177

Bela Vista Parque Hotel

  • Endereço: Avenida Rio Branco, 1965 Vila de Ana Rech
  • Telefone: (54) 3283-1177

Excelsior Hotel

  • Endereço: Rua Sinimbu, 2421
  • Telefone: (54) 3223-8366

Bergson Executive Flat

  • Endereço: Rua Os 18 do Forte,1818
  • Telefone: (54) 3214-1122

Blue Tree Towers

  • Endereço: Rua Pinheiro Machado, 2867 São Pelegrino
  • Telefone: (54) 3224-9000

Mabu Personal Royal Hotel

  • Endereço: Rua Garibaldi, 153 Pio X
  • Telefone: (54) 3289-2000

Cosmos Hotel

  • Endereço: Rua 20 de Setembro, 1563
  • Telefone: (54) 2101-7777

Volpiano Hotel

  • Rua Ernesto Alves, 1462
  • Telefone: (54) 3223-0011

Norton Express

  • Endereço: Rua Ernesto Alves, 2083 Centro
  • Telefone: (54) 3028-3456

City Hotel

  • Endereço: Rua Borges de Medeiros, 777 Centro
  • Telefone: (54) 2101-7979

Alfred Hotel

  • Endereço: Rua Sinimbu, 2266
  • Telefone: (54) 3209-8600

Bandeira Hotel

  • Endereço: Rua Sinimbu, 2435
  • Telefone: (54) 3221-1657